terça-feira, 19 de junho de 2012

Poeminha de saudade

Tomo um gole de riso.
Risada tonta, descendo goela adentro.
Pensamento como passarinho passarinhando entre canteiros.
Cheiro de chuva, gosto de nuvem , algodão doce...
Quero escrever tudo e nada ao mesmo tempo
Que loucura de pensamento!
As palavras saltam do céu da minha boca, tontas
como a risada.
A noite parece noite de "cruviana",
como dizia mãezinha...
sinto o cheiro da flor branca do seu quintal
em noites assim.
Noite cheirosa, degusto um pouco de saudade...
Lágrimas vagueiam
no labirinto que é meu coração.
Rio  e choro
Rio de choro.
Cachoeira....
Oceano inteiro.


sábado, 16 de junho de 2012


NOITES DE SÃO JOÃO

APROXIMAM-SE AS FESTAS DE SÃO JOÃO E ME BATE UMA NOSTALGIA DAQUELAS…DAQUELAS QUE ME FAZEM  NAVEGAR PRA OUTROS RUMOS JÁ NAVEGADOS, PARA UM PASSADO COM GOSTO DE PIPOCA, PÓLVORA E LARANJA…UM PASSADO DE BOI REALEZA E CAROÇO DA DONA ELZA ATÉ DE MANHÃ…UM SÃO JOÃO QUE NÃO MAIS FARÁ PARTE DOS DIAS DE NOSSOS FILHOS.PARECE QUE ESTOU COLOCANDO O OLHO EM UM DAQUELES MONÓCULOS FOTOGRÁFICOS E VENDO TODO O CENÁRIO DO SÃO JOÃO DE MINHA INFÂNCIA…
LEMBRO-ME DE UMA PRAÇA E DE BARRAQUINHAS E DE BANDEIRINHAS…UM CENÁRIO DE CAVALINHO E BONECA DE CHAPÉU DE PALHA, ALGODÃO DOCE, UVA NO COPINHO E GENTE FELIZ!BUMBA-MEU-BOI DE VERDADE, COM BATIDAS TRADICIONAIS, SEGUINDO O COMPASSO DAS BATIDAS DO CORAÇÃO.AQUILO SIM ERA FESTA DE SÃO JOÃO!!!!
A GENTE PARAVA PARA VER AS APRESENTAÇÕES E OUVIR AS MÚSICAS DOS BOIS.ROUPA BONITA POUCO IMPORTAVA…AREIA PRATEADA, ISSO SIM IMPORTAVA…BRILHO, DESTAQUE, PRESENÇA…E, AO AMANHECER, OS BOIS AINDA DAVAM AO SURGIR DO SOL SEUS ÚLTIMOS BRILHOS E GOTAS DE SUOR…
LEMBRO-ME DE QUASE FICAR TONTA DE TANTO DAR VOLTAS AO REDOR DA PRAÇA JOSÉ SARNEY E DE TANTO VER PERNAS QUE PASSAVAM APRESSADAS POR NÓS, PARA IREM A LUGAR ALGUM, APENAS PARA VOLTEAR, GARGALHAR, APRECIAR A SIMPLICIDADE DAS NOITES DE SÃO JOÃO DE NOSSA TERRA…TINHA ATÉ PAU-DE-CEBO!E OS BOIZINHOS DE VARA???TODO MUNDO QUERIA COMPRAR!!!TODO MUNDO TINHA QUE TER UM!!!SE TERMINASSE O “ARRAIAL”  E VOCÊ NÃO TIVESSE UM EM CASA, ERA COMO SE NÃO TIVESSE IDO.NÃO NECESSITÁVAMOS DE MUITOS RITUAIS , AMAZÔNICOS OU INDÍGENAS…ÍNDIAS MESMO SÓ NOS BOIS, PASSINHO PRA LÁ, PASSINHO PRA CÁ…STREET DANCE? RIP ROP? NEM PENSAR!  BASTAVA BOI, QUADRILHA E CAROÇO ATÉ O RAIAR DO DIA!
MEUS OLHOS SE ENCHEM DA FUMAÇA DE SONHOS DE FOGUEIRAS NAS RUAS NA VOLTA PRA CASA…QUE SAUDADE DO CHEIRO JUNINO DAS RUAS …ATÉ DAS BANDEIRINHAS SINTO SAUDADE, AGORAM INVENTARAM FITINHAS AO INVÉS DAS BANDEIRAS, IGUAIS AS QUE SÃO USADAS NO PERÍODO DE CARNAVAL!TÁ UMA MISTURADA DANADA!O POVO VAI PRA FESTA JUNINA PRA SE ENCHER DE BEBIDA ALCÓOLICA ATÉ CAIR.MOÇAS  E RAPAZES ANSIOSOS PRA SABER QUE BANDA VAI TOCAR NAS FESTAS JUNINAS.NA MÚSICA NEM SE FALA!XOTE , BAIÃO, PÉ-DE-SERRA E AFINS FICAM TOCANDO TMIDAMENTE EM APRESENTAÇÕES SEM GRAÇA E MAL PREPARADAS, (JÁ QUE OS GRUPOS NÃO TEM MESMO APOIO FINANCEIRO DO GOVERNO, )SÓ PRA ENCHER ESPAÇO, ENQUANTO SE ESPERAM AS GRANDES SENSAÇÕES:OS RITUAIS E BUMBA-BOIS AO ESTILO DE BOI-BUMBÁ.(Fazendo aqui um elogio ao boi Araçá e ao Guaxelo, mesmo este último sendo fruto de brincadeiras, é um grito de apelo ao resgate do bumba-meu-boi tradicional!)
OUÇO REPETIREM POR AÍ: OS TEMPOS MUDAM E TUDO ISSO É FRUTO DA ATUALIDADE!
PRA MIM, É UMA FORMA DE ACULTURAÇÃO , QUEREM NOS TIRAR O QUE AINDA NOS RESTA DE BELEZA FOLCLÓRICA E CULTURAL!NÃO ESTOU QUERENDO DESPREZAR OS ESFORÇOS DE QUEM PASSA O ANO INTEIRO ENSAIANDO SUAS APRESENTAÇÕES,APENAS ACREDITO QUE NÃO DEVEMOS DEIXAR MORRER NOSSA TRADIÇÃO, A BELEZA DE NOSSO SÃO JOÃO.QUE TEM A VER COM NOSSOS COSTUMES, COM A NOSSA CIDADE, COM A NOSSA IDENTIDADE CULTURAL O QUE VIVEMOS HOJE NO PERÍODO DE FESTAS JUNINAS EM NOSSA TUTÓIA?
A FOGUEIRA DO SÃO JOÃO DA MINHA INFÂNCIA AINDA CREPITA EM MEU CORAÇÃO E EM LINDAS LEMBRANÇAS NA FOTOGRAFIA DA MEMÓRIA!

quarta-feira, 6 de junho de 2012


O PERIGO DA COMPLACÊNCIA!
 Estive pensando sobre a palavra complacência em um dos seus quase infinitos sentidos, quando há uns três dias via redes socias, alguém tratou sobre isso(primo, você foi feliz  na afirmação) e amadureci a ideia após assistir à reportagem sobre a saúde em nosso município.
A compalcência é perigosa! Ainda mais quando já se tornou costume ser complacente com o que não é excelente ou mesmo apenas com o que é bom.A complacência é a ignorância disfarçada de comodismo.
Estamos acostumados a ser complacentes com todos que não agregam valores para nossa vida, para nossa sociedade.Parece muito mais fácil aceitar tudo como está e dizer: “Ah, mas nunca fizeram nada mesmo.Todos são assim, não adianta…”Ou ainda: “Esse sim está fazendo alguma coisa em Tutóia, está construindo, modificando, transformado, só não enxerga quem não quer..”Quando na verdade essa atitude e apenas uma maneira de se manter de alguma forma beneficiado por “eles”.Um medinho”básico”, a que chamo de “cachorrismo”, o dom de ser capacho, o dom de colocar o rabo entre as pernas, muchar as orelhinhas e dá um latidinho de tímida alegria…"
Tem gente, por exemplo, que reclama de seus funcionários:  Ah, mas “fulano” que trabalha aqui  é um horror, não aguento mais! ( Mas o fulano continua lá, ou porque  trabalha há muitos anos, ou ainda porque tem uma carrada de filhos, ou pior, porque foi um vereador amigo que indicou , essas coisas…).”-Vou  votar no prefeito tal porque fez um hospital (permitam-me a riminha),como afirmou o homem simplezinho do interior do Maranhão, ou porque me deu R$200,00 ou ainda porque é amigo da família, ou até porque sentou na minha cadeira e pegou na minha mão…Não podemos passar a vida inteira carregando pessoas incompetentes…E pare com essa história enfadonha  e triste de dizer: Ah, nem adianta trocar, nenhum presta mesmo!É preciso ser exigente até com nossas atitudes, imagine com as dos outros!
Ser complacente é aceitar a derrota por antecipação.Entregar os pontos, como mamãe sempre diz.´Ser complacente é ceder todos os seus princípios apenas para se adaptar ao contexto, que, em nosso caso, não é nada agradável. É preferir adaptar-se a todas as contingências a exercer qualquer pressão sobre o mundo para tentar modificá-lo. Prefere modificar a si mesmo, adaptando-se, do que modificar o mundo que o cerca. A diferença do complacente para o flexível é que o complacente não tem limites em adaptar-se ao contexto, ou seja, não possui valores rígidos dos quais não abra mão, tais como valores familiares, valores que você defende a todo custo!Valores são virtudes éticas, tais como dignidade , respeito, integridade, e tantos outros que muitos até desconhecem os reais significados…
Segundo Aristóteles, “as virtudes éticas não são dons da natureza. Não são resultado da boa sorte. São fruto do exercício e do hábito.”Se ainda não conseguimos de fato ser cidadãos éticos, treinemos ao menos, exercitemos, habituemo-nos à ética, aos valores!Não dá para sermos felizes distantes deles!Não dá para agirmos em nossa casa, em nossa família, em nossa cidade, em nosso país, sem antes pensarmos sobre nossos valores e nossas virtudes e , consequentemente, exercitá-los!

  NÃO SEJAMOS COMPLACENTES COM  TUDO!É PRECISO QUE BUSQUEMOS A JUSTA MEDIDA ENTRE NOSSOS VALORES E VIRTUDES, A RAZÃO QUE HÁ NOS DOIS, PARA CONTROLÁ-LOS DEVIDAMENTE  E PARA ASSIM TERMOS  CORAGEM DE TRANSFORMAR NOSSA ATUAL REALIDADE !NÃO DÁ PARA TRANSFORMAR  TENDO COMO ALIADO O COMODISMO DAS PALAVRAS”NÃO ADIANTA!SERÁ SEMPRE ASSIM!TODOS SÃO IGUAIS!”

EXERCITEMOS NOSSOS VALORES!!!!BUSQUEMOS A EXCELÊNCIA DE NOSSAS ATITUDES!